terça-feira, 22 de junho de 2010

Pesca na Madeira.



A ilha da Madeira foi formada pela acção dos vulcões submarinos e apresenta uma orografia bastante acidentada com imensas paisagens entre as montanhas e o mar, o seu solo submarino é bastante irregular no seu relevo,com grandes declives imediatos a costa atingindo em certas zonas grandes profundidades,o seu clima é ameno todo o ano. A precipitação é mais elevada na costa norte do que na costa sul, mas não existem grandes variações térmicas durante todo o ano mantendo-se o clima estavel e com temperaturas médias entre os 23cº e os 15cº ,a temperatura da água varia entre os 18ºc e os 22ºc.

O arquipélago da Madeira foi descoberto pelos Portugueses em 1418, e situa-se em pleno Oceano Atlântico, apenas a 1h30 de Lisboa. Este é constituído pelas Ilhas da Madeira, Porto Santo, Ilhas Selvagens e Desertas.

Por ser um local a curta distância torna-se um destino perfeito. A simpatia das pessoas, a beleza das suas paisagens naturais e o clima ameno apresentam-se como uns dos principais atractivos desta ilha. A tradição e os costumes e a gastronomia também merecem especial atenção.

Com Voos regulares e partidas diárias,com uma oferta hoteleira muito diversificada de norte a sul da ilha,e com imensas propostas da parte dos operadores turísticos poderá conseguir uma estadia de quatro noites desde os 260 euros em regime de alojamento e pequeno almoço,com os voos,os tranfers,e as taxas e seguros incluidos.

A pesca
A pesca desde a costa tem os seus resultados conforme a técnica a utilizar,tanto ao fundo a bóia ou ao corrico,dependentes da escolha do pesqueiro e da maré das especies alvo e da altura do ano,os pesqueiros mais acessiveis são sempre os cais ou pontões espalhados pela ilha,irá encontra-los de norte a sul,e onde poderá praticar qualquer modalidade de pesca,se preferir sitios de rocha alguns são longe dos acessos principais em que nunca deve descurar a sua segurança,como descobrir os pesqueiros mais escondidos em que alguns poderão dar talvez mais garantias de uma boa jornada de pesca,nos diversos sitios ao longo da ilha pode-se sempre perguntar às pessoas locais,verificar onde se encontra outros pescadores,verificar se no local há vestígios de pescarias antigas,ou simplesmente se o mar esta de feição para o que pretende-mos,a pesca em cima do calhau costuma ser produtiva pescando a boia e recorrendo ao uso de engodo,a pesca de fundo em fundos de areia ou mistos,o corrico com cavala ou sardinha inteira com ou sem boia,o spinning,a pesca às lulas em cais durante a noite e que tenham iluminação artificial.As iscas mais utilizadas são o camarão congelado as minhocas importadas,cavala,sardinha,e outras como pão, frango,jacas(caranguejo miudo apanhado no calhau com a maré baixa,ou durante a noite).

Especies-são tantas e variadas e consoante a técnica a utilizar.As técnicas são sempre iguais em qualquer ponto do país,o surfcasting,à bóia,mas sempre tem alguma variação de sitio para sitio,ou do pesqueiro em si,cá não foge à regra e por vezes o melhor será adoptar a sua técnica de pesca com um pouco de como cá se pesca,ex.tamanho do estralho,a isca,como iscar,quais as espécies,qual a fundura,etc.
As técnicas e as espécies:

-Ao spinning e ao corrico serão desde as anchovas,bicudas,charuteiros(liríos),xereus.Ao fundo pargos,bicas,besugos ferreiras,peixe-porco.De boia sargos ,dobradas,salemas,facaios,entre outras,ou a pesca directa a sentir aos bodiões com caranguejo(jaca)como isca.Em qualquer que seja a nossa técnica de pesca não esquecer que temos exemplares de bom porte e que ao pescar-mos muito fino arriscamo-nos a quebra das linhas e a perda do peixe,por outro lado as nossas águas são muitos límpidas e claras,por vezes o uso de fluorcarbono ou de linhas de grande qualidade justifica-se claramente,tornando-se num dilema, pouca visibilidade ou mais resistência nas linhas.

Os pesqueiros:

Locais a experimentar entre outros tais como a pontinha no Funchal com melhores resultados durante a noite,Caniço,Caniçal,Ponta do Sol, no sul ,e o lado norte quase todo mas cuidado com os locais a escolher devido a queda de pedras de algumas escarpas e talvez de preferencia durante o dia devido a esta zona da ilha ter o mar e o clima menos estaveis,menos iluminaçao,e acessos menos proprios.

Águas interiores:

a pesca ás trutas com iscos artificiais é possivel em alguns cursos de água da região principalmente os posicionados a maior altitude,mediante licença paga nas casas dos guardas florestais,em que deveremos respeitar sempre o tamanho minimo de 18 cm,não esquecer o vestuário e o calçado apropriados.

Pesca embarcada:

O big game é uma exelente opção,a pesca aos marlins de maio a outubro,atuns(o albacore apanha-se durante todo o ano), cavalas da india(wahoo),dorados,pesca ao tubarão e aqui poderá escolher algumas das empresas do sector sediadas na marina do Funchal,quanto a pesca de fundo e ao jigging poderam ser outras das modalidades,principalmente o jigging com exelentes resultados e grandes exemplares.Boas pescas.

7 comentários:

  1. Caro Amigo
    Uma vez que vou estar de férias nessa bela terra, o que eu queria mesmo era saber com maior precisão uns lugaritos para praticar uma pescazinha à bóia e também spinning.
    Conseguem ajudar?
    Abraço
    ACosta
    costacostacosta@iol.pt

    ResponderEliminar
  2. Sim,é possível,contacte-me para o e-mail:
    pescanamadeira@gmail.com
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Muito boa tarde. Estive a ver o seu blogue e axo que precebe um bocado de pesca. Gostaria de saber mais precizamente os locais de pesca mais seguros e onde da muito peixe..(NA ILHA DA MADEIRA) gostaria de saber quais as iscas que mais se adecuam a esses locais.. e o Tipo de peixe que esse local me forneçe.
    Tenho alguma urgência em saber isto pois tenho em mente ir fazer uma boa pescaria este fim-de-semana.
    Aguardo a sua resposta o mais brevemente possivel. Responda para este e-mail por favor.
    Com os melhores comprimentos
    ...
    AbcAnoNimo

    ResponderEliminar
  4. Gostei do site grandes pescas , nao sabia k fazias team com o olhos de espada hahaha abraco Futre virissimo

    ResponderEliminar
  5. boas , gostaria de saber se pode me dar algumas dicas para alguns pesqueiros para spinning . obrigado LUIS SOUSA e-mail luiscarlosousa1986@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. O verdadeiro pescador é aquele que mostra o estado de espírito, o peixe e diz onde e como o apanhou!!
    Bem haja, pois é uma enorme ajuda para quem como eu não tem experiência em pesca de mar.
    Cumprimentos, votos de grandes lutas e um obrigado pelo altruísmo....
    Celso Brites

    ResponderEliminar
  7. bem, pelos vistos este blog é p amantes da pesca, e as senhoras nao gostam de pesca?

    ResponderEliminar